quinta-feira, 7 de março de 2013

Recordando Cândido Guerreiro

                     Porque nasci ao pé de quatro montes,
                     Por onde as águas passam a cantar
                     As canções dos moinhos e das pontes,
                     Ensinaram-me as águas a falar.

                     Eu sei a vossa língua, águas das fontes...
                     Podeis falar comigo, águas do mar...
                     E ouço a tarde, os longínquos horizontes
                     chorar uma saudade singular...

                     E porque entendo bem aquelas mágoas,
                     E compreendo os íntimos segredos
                     da voz do mar ou do rochedo mudo.

                    Sinto-me irmão da luz, do ar, das águas,
                    Sinto-me irmão dos íngremes penedos,
                    E sinto que sou Deus, pois Deus é tudo!...

                                 


                Em Alte, junto ao monumento ao poeta Cândido Guerreiro, onde se pode ler o soneto aqui transcrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário