domingo, 22 de abril de 2012

Passeio à Província de Huelva



Em março, realizou-se mais uma visita no âmbito do projeto transfronteiriço desenvolvido na zona do Baixo Guadiana Algarvio e da Província de Huelva. 
Huelva foi o ponto de encontro com o professor Dr josé Juan de Paz que, uma vez mais, se disponibilizou para estabelecer o programa e ser nosso guia.
Depois de uma visita ao Museu Pedagógico da Universidade de Huelva (de que daremos notícia mais pormenorizada noutro sítio), seguimos para Niebla, situada junto ao rio Tinto, a 32 km daquela cidade. Durante o trajeto, o Professor fez uma abordagem ao património histórico-artístico do Condado de Huelva.




Niebla é muito rica em monumentos de interesse histórico e nós visitámos alguns deles, sempre acompanhados pelas preciosas explicações do professor José Juan que, situando-nos na época, nos permitia “ver” vivências há muito desaparecidas.

 Vila medieval de Niebla 

  
 Falar da história desta vila é como comentar a história de toda a província de Huelva. Ainda antes de esta estar formada, em 1833, durante o reinado de Ibn Mahfuz, uniu-se na mesma “taifa” de Labia – Niebla – tudo o que hoje é parte da província de Huelva e até mesmo do Algarve, em Portugal. 
A sua localização geográfica permitiu tempos de esplendor na Ilipla Romana.A ponte sobre o Rio Tinto e números vestígios que foram descobertos ao longo de várias escavações arqueológicas evidenciaram este indício. 
Alguns exemplos são exibidos no Museu do antigo Hospital de Nossa Senhora dos Anjos, um edifício do séc. XVI e convertido hoje em Casa da Cultura. 

  

Texto: HGC
Fotos: Município de Huelva
           MV

Sem comentários:

Enviar um comentário