terça-feira, 24 de abril de 2012

Museu Pedagógico da Universidade de Huelva





Visitámos recentemente o Museu Pedagógico da Universidade de Huelva, inaugurado há cerca de um ano, sob a orientação do Prof. Manuel Reys, seu fundador e director.
Este museu define-se “como uma homenagem a todas as pessoas que viveram para a educação”.
Trata-se de um espaço cheio de memórias e com grande valor simbólico para nós, que fomos alunos e também já professores em cenários muito semelhantes, usando materiais também muito semelhantes (alguns foram mesmo adquiridos em Portugal).

A exposição permanente do museu está dividida em três secções:
A primeira é dedicada aos recursos educativos, materiais escolares (pessoais e colectivos) e até elementos que se referem a prémios e castigos.
A segunda secção integra a recriação de três cenários:
           -   a “Escuela de Amigas” – versão antiga dos jardins de infância em meio rural;



           -   o ambiente de trabalho dos professores “cortijeros”, assim denominados na Andaluzia os que, não sendo professores, iam passando pelas aldeias, onde ensinavam a ler a quem os procurava, a troco de qualquer coisa, habitualmente comida;
           -   uma sala de aula (institucional), como existiu em quase todo o século passado.


A terceira secção é dedicada aos manuais escolares, onde se apresenta uma visão cronológica dos mesmos (desde 1776 até 1975)  e também uma visão dos diversos  tipos e até da ideologia subjacente à elaboração dos mesmos.



O museu está integrado no edifício da  Faculdade de Ciências da Educação, no Campus El Cármen e está aberto ao público em geral, de 2ª a 5ª : 10 h– 13 h  e 16 h -19 h. À 6ª apenas de manhã.


Texto: MV
Fotos: MG
                        

Sem comentários:

Enviar um comentário