domingo, 22 de abril de 2012

Parque Nacional Donana




Para terminar a visita à zona sul da província de Huelva, dirigimo-nos para o Palácio del Acebrón, localizado na zona de proteção do Parque Nacional de Donãna.
No centro de visitantes La Rocina, fomos recebidos pela Dra. Amélia Castaño, especialista do parque, que orientou a visita ao Palácio del Acebrón (foto). O Palácio de Acebrón, com a sua exposição sobre os usos e técnicas tradicionais  em Doñana, está localizado na Área Protegida Arroyo de La Rocina, cerca de 7 km a noroeste do centro de visitantes A Rocina.
Este edifício foi construído por Luis Espinosa Fondevilla no início dos anos 60 como uma residência privada e de caça em estilo neo-renascentista e vale uma visita, por si só, juntamente com a  envolvente paisagística que se pode admirar no terraço de cobertura. 
É certamente um dos lugares a que não se pode faltar numa visita a Doñana!




História e curiosidades
Após a expulsão dos árabes no século XIII, o Rei Afonso X inicia a cristianização do território e a construção das primeiras ermidas. É durante o século XV, com a organização do território pelo domínio senhorial, que começam os primeiros limites e coutos (privados), assim como a interdição de actividades que prejudiquem a caça na região. O nome hoje conhecido de Donãna deve-se à construção por parte do sétimo duque Medina-Sidonia de um palácio para a sua esposa, Dona Ana Gómes de Mendoza e Silva, no interior do monte. Com o tempo, estas terras, bastante ricas em caça, começam a ser conhecidas como o bosque de Doña Ana, o couto de Doña Ana, etc., até ao nome actual Doñana. O interesse científico e natural pela região de Doñana tem início durante o século XIX e durante o XX são introduzidas espécies animais, plantam-se pinheiros e organizam-se montarias de caça de forma sistemática. Em 1940 é constituída a Sociedade Cinegética del Coto del Palácio de Doñana. A riqueza faunística das terras de Doñana começa a atrair cada vez mais ornitólogos de vários cantos do mundo, que lançam a proposta de internacionalizar esta enorme propriedade. É o começo de uma consciência conservacionista a nível internacional que vai levar à aquisição, em 1963, de cerca de sete mil hectares por parte do Estado espanhol, juntamente com o World Wildlife Fund (WWF). Estava dado o primeiro passo para a criação da Reserva Biológica de Doñana, que seis anos depois se transforma em parque nacional. Hoje, com várias figuras internacionais de protecção (Reserva da Biosfera, Património da Humanidade, etc.), o Parque Nacional de Doñana é uma referência a nível internacional, que se traduz nos largos milhares de visitantes que anualmente acolhe. 


Nota gastronómica: no restaurante Toruño serviram uma "mostrenca a la brasa", que é uma especialidade local. A mostrenca é uma raça de gado autóctone de Donana.


Texto: HGC
Fotos:  MV

Sem comentários:

Enviar um comentário