sábado, 14 de abril de 2012

Centenário do fotógrafo Robert Doisneau



Robert Doineau, nascido a 14 de Abril de 1912, em Gentilly, noa arredores de Paris, ficou conhecido por retratar o modo de vida parisiense.
Licenciado em litografia, começou a trabalhar como fotógrafo industrial e de publicidade, em 1934, na fábrica da Renault, em Billancourt. No entanto, acabou demitido por faltar ao trabalho, perdido em frequentes deambulações para, com humor e empatia, registar a vida social e os ambientes quotidianos de Paris e arredores.
Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu o exército francês e trabalhou para a resistência francesa. Em 1944 assinou um contrato com a revista Vogue, para a qual trabalhou até 1952.
Em 1950, realizou uma reportagem sobre jovens apaixonados em Paris para a revista Life Magazine. Neste trabalho foi obtida uma das imagens mais famosas da história da fotografia, "O Beijo do Hotel de Ville", o retrato de um casal de jovens apaixonados (Françoise Bornet e Jacques Carteaud), a beijarem-se, indiferentes ao que os rodeia, em frente ao Palácio da Câmara Municipal.
Apesar do inegável valor documental das suas obras, Robert Doineau nunca permitiu que fizessem dele um historiador da capital frances, afirmando, uma vez, "fui uma falsa testemunha da minha época".
Faleceu em Paris, em 1 de Abril de 1994.

Texto: M.J.R.
(Adaptado de http://mundo-dafotografia.blogspot.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário