quinta-feira, 11 de abril de 2013

Geografias de Água e outros Sonhos




                       
                             

Geografias de Água e Outros Sonhos é o título de uma das exposições que fomos ver ao Palácio da Galeriaa, em Tavira e que recomendamos vivamente a quem se interesse por fotografia (e não só). Estará patente até 3 de maio.
Oito artistas, dos quais quatro algarvios e quatro andaluzes : Antonio Camoyán, Alexandre Manuel, Ela (Rafaela Rodrigues), Hector Garrido, Joana Bragança, Miguel Proença, Rafael Luna e Vasco Célio.


Em cima e à direita: Hector Garrido












" O fluir das águas é um processo contínuo que ao longo da minha vida me permitiu fotografar os reflexos, as cores, as texturas, as transparências e o seu poder  de configurar e modelar as paisagens (…) a água é a alma da paisagem. "

Antonio Camoyán





 
                                          Trabalhos de Antonio Camoyán                   


O conjunto dos trabalhos expostos mostra que a fotografia nos permite fazer uma abordagem à realidade visível, num exercício de conhecimento que excede a nossa capacidade de ver, que nos confunde, nos esclarece e sobretudo nos torna mais conscientes da relatividade do nosso olhar e das nossas certezas. 
A proximidade ou a distância subvertem as escalas com que o nosso olhar se habituou a interpretar o mundo, tornando-se este subitamente estranho com a distância ou com a aproximação. Como se tudo fosse uma questão de proximidade ou de perspectiva…




Ao lado e em baixo:Alexandre Manuel




Mas estas fotografias também nos mostram como a luz pode refectir uma realidade transfigurada ; como as coisas banais de repente parecem tocadas pela poesia e pelo sonho. 





Não é este o papel da arte?



Fotos e texto:MV
















1 comentário:

  1. Não deixem de visitar esta exposição que está patente até 3 de Maio. VALE A PENA!

    ResponderEliminar