quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Dieta Mediterrânica, no Palácio da Galeria, Tavira

Uma das exposições patentes no Palácio da Galeria, em Tavira, é sobre a Dieta Mediterrânica. Novidade para algumas de nós: a candidatura agora em apreciação não se limita à alimentação propriamente dita: ela engloba todo um conjunto de saberes, de hábitos, uma cultura, em suma.




"A candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, a qual integra Portugal e a sua comunidade representativa Tavira, deu entrada na sede da UNESCO, em Paris, no dia 30 de março 2012.
Trata-se de uma candidatura transnacional que, para além de Portugal, envolve outros Estados e comunidades como Chipre (Agros), Croácia (Brac e Hvar), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento) e Marrocos (Chefchaouen).

Portugal é um país mediterrânico pelo clima e natureza, pelas produções agroalimentares, convivialidades e sociabilidades; a Dieta Mediterrânica integra sabedorias milenares, sistemas e técnicas de produção de alimentos, sociabilidades e convivialidades, em particular o uso quotidiano de uma dieta de elevado valor nutricional, baseada em produtos frescos, da época e produzidos localmente, comprovadamente preventiva de doenças cardiovasculares e cancerígenas.
A Dieta Mediterrânica é um estilo de vida profundamente enraizado nas vivências dos portugueses, que importa preservar e transmitir às gerações vindouras."
 Do site da CM Tavira

Sem comentários:

Enviar um comentário