quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Amadeu de Sousa Cardoso







Celebram-se hoje os 125 anos do nascimento de Amadeo de Sousa Cardoso.
Amadeu de Souza-Cardoso (1887-1918) foi o percursor da arte moderna em Portugal.
As primeiras experiências do pintor deram-se no desenho, especialmente como caricaturista. Aos 19 anos de idade, mudou-se para Paris, onde conviveu e trabalhou com grandes figuras do meio artístico da época.
Além de Paris, participou nos dois mais importantes eventos da década de 1910 - o Armory Show, em Nova Iorque e o Erster Deutscher Herbstsalon, em Berlim.

A morte prematura aos 30 anos não lhe permitiu afirmar junto do grande público a notoriedade que outros grandes  vultos da pintura vieram a ter, a nível europeu.
Em Portugal, a obra do artista esteve esquecida durante muito tempo, o que o crítico de arte Alexandre Pomar explica da seguinte forma: “Uma forma muito nacional de inferioridade foi menorizando o que se apresentava como mais pessoal e interpretando como influências sofridas (de Modigliani, de Brancusi, por exemplo) o que era cumplicidade e concorrência criativa, ou mesmo influência exercida sobre outros”.
 


















Recentemente, em 2006, a Fundação Gulbenkian realizou uma grande 
exposição do artista, com enorme afluência do público que, pela primeira vez, se apercebeu que era português um dos pintores mais  importantes do modernismo europeu.


Almada Negreiros, contudo, estava já bem consciente, na altura, da importância da obra de  Amadeo e escreveu o seguinte, a propósito da abertura de uma exposição:


Sem comentários:

Enviar um comentário