domingo, 27 de outubro de 2013

ASSP Algarve no Ano Europeu dos Cidadãos 2013

A ASSP - Algarve está a desenvolver um conjunto de atividades integradas no Ano Europeu dos Cidadãos. Esteja Atento!


Um Ano dedicado à Cidadania Europeia
“O ano de 2013 celebra o vigésimo aniversário do Tratado de Maastricht, que estabeleceu o conceito de Cidadania da União Europeia (UE). A cidadania europeia é um vínculo especial entre cada europeu e a UE, um estatuto que complementa as cidadanias nacionais.
Sob o lema: "Tem a ver com a Europa, tem a ver Consigo - Participe no Debate", este é um ano dedicado a escutar o que desejam os cidadãos europeus para o futuro da União Europeia.
A liberdade, a democracia, a protecção dos direitos fundamentais e o Estado de Direito são, entre outros, os valores comuns partilhados por todos os Europeus. Esta é uma marca que nos distingue de outros povos.
Contudo, é importante reconhecer que os cidadãos portugueses sentem uma distância em relação às instituições europeias, que tem vindo a agravar-se num momento que deveria ser de reforço. Não se trata de um fenómeno único na União, com os restantes Estados-Membros a acompanharem-nos neste afastamento.
O objectivo deste ano passa por perguntar aos cidadãos como é que a União vai responder aos actuais desafios impostos pela crise e aos futuros desafios da integração europeia.”

In Mensagem da Coordenadora, Inês Saraiva Azevedo:  
http://www.anoeuropeudoscidadaos.gov.pt/mensagem-da-coordenadora


Sem comentários:

Enviar um comentário