sexta-feira, 17 de maio de 2013

Visita a Vila Viçosa, Elvas e Olivença - I

Primeira etapa: Vila Viçosa


Antes de mais, é necessário recordar Florbela Espanca, grande figura literária, de quem Vila Viçosa, sua terra natal, agora se orgulha e a quem presta justa homenagem.

Nostalgia

Nesse País de lenda, que me encanta,
Ficaram meus brocados, que despi,
E as jóias que p'las aias reparti
Como outras rosas de Rainha Santa!

Tanta opala que eu tinha! Tanta, tanta!
Foi por lá que as semeei e que as perdi...
Mostrem-me esse País onde eu nasci!
Mostrem-me o Reino de que eu sou Infanta!

Ó meu País de sonho e de ansiedade,
Não sei se esta quimera que me assombra,
É feita de mentira ou de verdade!

Quero voltar! Não sei por onde vim...
Ah! Não ser mais que a sombra duma sombra
Por entre tanta sombra igual a mim!

                            Florbela Espanca


 Denominada Lacóbriga na época romana e Vale Viçoso na medieval, recebeu de D. Afonso III carta de foral em 1270 e de D. Dinis as muralhas do castelo, ainda hoje visíveis na praça fronteira à Porta de Évora. 

A visita iniciou-se com o Palácio dos Duques de Bragança.




A saída foi pela Porta dos Nós, do início do séc XVI e de inspiração manuelina, com uns invulgares nós que parecem atar o arco às ombreiras.  
"Simbolizariam estes três nós a posição da Casa Ducal em relação à Casa Real, segundo uma legenda que, conforme escreveu Frei Manuel Calado no século XVII na sua descrição de Vila Viçosa, ali existiria com a seguinte sentença “Depois de vós, nós”, entendendo-se esta última palavra nos dois significados que lhes correspondem de substantivo e de pronome." 
In Vila Viçosa – História, Arte e Tradição



O almoço foi uma experiência gastronómica, onde não faltou o alegre convívio nem a típica sericá de V. Viçosa, com a respectiva "história".






No final, Manuel Camarinhas, dono do restaurante, que alia à gastronomia um grande  interesse por  Vila Viçosa, fez uma "visita guiada" à cidade, do ponto de vista da história e da lenda, a que não faltou uma referência ao nome (aparentemente inexplicável) dos seus habitantes: caliponenses.  

"O grande amor do humanista André de Resende à antiguidade clássica e a vontade de encontrar vestígios dessa época em território português levaram-no a conjecturar sobre a origem do nome desta localidade, que conheceu momentos de esplendor com a presença dos duques de Bragança, desde 1455 também marqueses de Vila Viçosa. 
A partir do grego, encontrou a Calipole (bela cidade) e, apesar da falta de fundamento histórico, com o tempo vulgarizou-se a designação. 

In Selecções.pt/vila-viçosa-a-corte-na-aldeia

Sem comentários:

Enviar um comentário